9 de novembro de 2016

Certos olhares...



Constantemente passamos pela situação de uma criança parar na frente da Jaque e ficar encarando, olhando como se ela fosse um monstrinho...
Quando eu era criança, tive contato com várias pessoas e suas diferenças e nunca agi dessa forma por dois motivos: Eu sofri muito quando pequena pelas retaliações das outras crianças por usar óculos e tampão e ter um leve estrabismo no olho (e hoje faz parte de mim não tenho nenhum problema com isso) e outra porque a minha mãe sempre me educou a tratar seja lá quem fosse da mesma forma.
Eu sabia bem como era se sentir do lado que ouve ofensas, olhares perversos, risadas, e isso por muito tempo me feria de morte. Cresci muito insegura, e como se não bastasse dentro de casa eu sofria o mesmo que na escola.

A maneira que encontrei de me vingar quando criança das outras era batendo. E volta e meia minha mãe ia na escola por reclamação da professora, que eu era muito nervosa, que eu bati no Joãozinho, na Mariazinha.

Certa vez eu estava na porta da escola e algumas mães começaram reclamar para a minha mãe alto e minha mãe ouvindo as reclamações, eu de saco cheio de ouvir ofensas que me doíam muito mais do que qualquer surra que eu dava neles.
Minha mãe dizendo: - Você fez isso Adriana? Por quê?
Eu disse:- Ué, eles me xingam de tudo quanto é nome, e ninguém faz nada. A professora ouve e não faz nada, sinal que ela concorda com o que eles fazem! 
E minha mãe me descendo a lenha, as outras mães dizendo que a minha mãe tinha que fazer algo, me educar direito para que eu não fizesse isso.... Minha mãe dizendo que eu não podia fazer isso, que era feio e errado.

Me cansei de tanto zum zum zum, de tanta crítica, de tantos apontamentos e disse:

- Vocês que estão reclamando que eu bato nas outras crianças eduquem eles para que eles não xinguem, nem deem risadas das outras e nem comigo... mais feio do que eu bater é elas terem esse tipo de comportamento! Eu estou errada sim, mas eles estão muito mais!
Nem preciso dizer que todos ficaram surpresos, que algumas se aproximaram de mim e mesmo com pouca idade eu sempre fui muito consciente, madura, educada, até porque tinha pais rígidos. Alguns que me xingaram queriam a minha amizade - e confesso que até hoje sou muito seletiva, tenho poucos mas verdadeiros.

O que fazer quando uma pessoa olha demais para o seu filho?

Eu particularmente muitas vezes finjo que não vejo, mas não vou mentir que me incomoda e me dá raiva. Mas não falo nada, fico na minha, até porque eu acho que não tenho que ficar me justificando ao mundo pelo fato de ela ser assim.
Por outro lado, algumas vezes eu abordo algumas e digo: Oi tudo bem? Algumas correm, outras perguntam o que ela tem.

A Jaqueline tem primos. E todos eles são muito carinhosos com ela, amam ela de paixão, e quando ela chega é uma festa! Ficam em volta, fazem carinho e querem cuidar e eles não tem dó dela e nem olham como se ela fosse um ET, eles respeitam.
Mas isso só foi possível devido aos seus pais, a própria convivência deles, e ao amor que eles colocam à frente de qualquer outra coisa.

Antes de qualquer coisa, acho que tudo começa educando as crianças. Sei que é um assunto bem polêmico pela falta de conhecimento desses adultos. Por outro lado existem aqueles que conversam e ensinam e reflete nos seus filhos. E tenho esperança que algumas crianças tendo contato com Pessoas com Deficiência ensine aos seus pais que preconceito é feio, e que o amor é a melhor coisa que existe!

Não são apenas as crianças que olham assim, adultos também e não é um olhar inocente e sim aquele que diz tudo e não é coisa boa. 

Ouvi relatos de outras mães a respeito:


" Eu cansei de ver crianças olhando pra minha como se ela fosse um et comecei a perguntar "q foi nunca viu?" na frente de quem quer q fosse mãe pai.
Uma vez uma mãe retrucou e eu descarreguei o que tava entalado. Pra ela ensinar a filha dela a respeitar os outros, e mais algumas coisas. Ela saiu com o rabinho no meio das pernas. Aff ninguém merece e eu não aceitava isso de jeito nenhum". 


"Eu já me deparo com adultos idiotas que quando pego olhando já falo logo perdeu alguém parecido nunca viu anjo e quando e criança já falo sua mãe não educou você pra não ficar olhando pras pessoas sou muito ignorante mesmo to nem ai meu filho não  é outdoors".


" Infelizmente o mundo é cruel, isso acontece constantemente de ficarem olhando para a  minha e hoje um menino riu  dela como se fosse uma palhaça, nas ignorei, me incomoda muito esse tipo de atitude! "


Lendo os comentários dessas mães percebi que os nossos sentimentos se unificam e sei que as pessoas olham, e muitas pessoas dizem assim: - Mas é criança, não entende! Algumas são bem cruéis quando querem... Se os pais falassem mais sobre isso, se as escolas quebrassem o tabu e falassem mais desse assunto talvez mudasse alguma coisa. A questão é que as próprias escolas que se dizem incluir um ou dois alunos com alguma Deficiência excluem essas pessoas. Vejo que muitas mães , pais, familiares, preferem afastar a criança da outra pra não ter que explicar, e dizem: - Sai daí, não fica olhando! Elas mesmas explicam que a criança é " doentinha" porque não sabem o que dizerEu fui tão diferente, e olha que quando eu era criança era mais incomum ainda ver essas pessoas por aí.

A grande verdade é que tudo gira em torno de aparência. Quem julga esquece o espelho em casa e só sabe olhar para os outros de forma negativa. Não sabem agir naturalmente e não são condicionados à isso. Pessoas que ridicularizam os outros ou denigrem com um olhar e que até ri é que tem "problema" e dos graves". A minha filha por exemplo fica muito incomodada, e o que as pessoas pensam é de responsabilidade delas. Minha filha lutou muito pra estar aqui, tem todo meu respeito.

Não é proibido olhar, nem perguntar, nem chegar perto. Afeto sempre é tão lindo e bem vindo e isso só vem de pessoas que realmente tem para externar. Ao mesmo tempo muitas pessoas não compreendem algumas coisas, por isso acho fundamental que alguém explique. 

(Adriana Silva)





Nenhum comentário:

Postar um comentário