8 de outubro de 2014

Gentileza

Bom dia, obrigado, por favor, com licença e me desculpe. Será que é pedir demais?

No mundo atual eu diria que é raro. Ainda me espanto com falta de gentileza, de doses diárias de amor ao próximo. Mas isso é pedir demais sim. As pessoas geralmente mal se olham. Tem pressa, e se bobear passam por cima uma das outras.
Isso não é apenas questão de educação. É questão de caráter também. Quando me deparo com pessoas gentis sinto enorme gratidão por perceber que não ainda não se generalizou. 

Cumprimentar, agradecer, pedir, e se desculpar - Eis a questão! É muito mais fácil olhar seu próprio umbigo, encher a cabeça de coisas, achar isso ou aquilo dos outros e torcer a cara do que olhar pra esse mesmo umbigo e se perguntar: Preciso olhar mais pra mim mesmo, e se não olho para as pessoas pelo menos com respeito, e mesmo que elas não mereçam que eu olhe de igual pra igual, como vou me enxergar?

Ao mesmo tempo precisamos aprender a respeitar a individualidade de cada pessoa. Elas não serão o que queremos ser - Nunca!

Muitas vezes é preciso tomar cuidado com o que achamos e pensamos numa prévia observação de uma pessoa ser confundido com o sentir. Uma coisa é ter sexto sentido e outra bem diferente é julgar as pessoas pelo que vê. Muitas pessoas tem uma aparência extremamente carrancuda e no entanto seu coração é bondoso. Ao contrário também acontece: Pessoas que se mostram muito doces tem o coração cheio de maldade. Por mais que algumas pessoas possam nos enganar - podem até enganar a vida inteira todo mundo, isso não será para sempre. As atitudes são armas que sempre voltam contra si.

Até Breve!

Adriana Silva