12 de setembro de 2014

Inteligência Especial

Resolvi fazer essa postagem pra falar da verdadeira Inteligência Especial. 
Muitas pessoas julgam pelo que veem e acham dessas pessoas. Acham que são limitados intelectualmente, que não pensam, não tem suas próprias opiniões e preferências. Mas elas se enganam! Independente do grau de comprometimento físico ou mental eles entendem cada um à sua maneira. Expressam de alguma maneira. Mesmo que as pessoas achem que não.

Possuem uma sensibilidade própria, peculiar... Ausente em muita gente por aí.
Mesmo com seus atrasos, há talentos escondidos que se revelam. Posso citar aqui alguns dons que a minha filha possui, e é comum na maioria das pessoas que conheço, é um estímulo que eleva-os. Adoram música e são capazes de aprender muito através dela. Se esforçam ao máximo para mostrarem suas capacidades, e percebem muitas coisas que acontecem ao seu redor. Muitas pessoas acreditam que eles não entendem. Podem até não entender com a mesma exatidão do que nós em alguns casos, porém eles sabem distinguir o certo do errado. Sabem identificar por entonação de voz, por expressão facial das pessoas e por pura sensibilidade. Em casos mais severos, não entendem o que se passa e precisam constantemente de atenção.

Muitos sequer se preocupam com nada ao seu redor, e acho que eles tem uma inteligência de viver magnífica! Se todas as pessoas vivessem despreocupadas com os outros e cuidasse mais de ser feliz o mundo seria muito diferente! 
Se todas as pessoas se permitissem conhecer os outros sem julgar pelo que pensam, acham, supõe, seriam pessoas mais ricas emocionalmente. Quando veem alguma pessoa especial já acham as piores coisas, e isso não é muito diferente do nosso mundo atual em suas relações humanas onde se perdeu o respeito pelo outro. Se as pessoas se permitissem entrar no mundo do outro encarando todos como pessoas que sentem, seriam não só humanas e sim seriam grandiosamente humanas! As trocas que podemos ter com essas pessoas raras de inteligência especial são enriquecedoras, surpreendentes. Elas renovam, dão novo olhar para a vida em todos os sentidos.

Acontece muito por aí aqueles olhares especuladores que intimidam nossos filhos. Aquelas frases prontas de conceitos e preconceitos que só revelam o quão é ignorante a forma de olhar para o próximo. Todos os dias recebemos bofetadas na cara da sociedade com a sua falta de sensibilidade e de educação. Ao mesmo tempo, não devemos nunca e em hipótese alguma rotulá-los. O que nos move é o sentimento de orgulho por tal inteligência que apesar de suas limitações são humanamente superiores a muitas pessoas que vemos sem consciência alguma de vida.

A Inteligência especial nos encanta com suas surpresas, com suas vozes. E essas deveriam ser respeitadas mais do que nunca. Porque é através deles que podemos ver e ter um mundo muito melhor. 

Adriana.