16 de agosto de 2014

Inclusão Social e Acessibilidade a todos.

O que é preciso para haver uma inclusão social efetiva ?
E a tal acessibilidade?


Inclusão Social

Esse assunto é bem amplo. Sabe que reparo muito nas tentativas de se incluir pessoas.
A inclusão depende de boa vontade de algumas pessoas, e a acessibilidade também.
Depende de profissionais, depende de muito amor. De dedicação. De entender o ser humano que possui dificuldades. Por mais entendimento no assunto, nada valerá se não vivenciar as dificuldades.

Acessibilidade

E facilitar os acessos não é uma preocupação de todos. Preocupam-se em resolver rápido, e esse assunto abrange muitas outras coisas e a principal que acho é o bem estar das pessoas.
O que podemos fazer é reclamar e sugerir nesses locais. Não podemos ficar de braços parados esperando que algo aconteça. Mesmo que nada conseguimos, pelo menos fizemos.
Resolvem porque é lei. Poucas pessoas de fato se importam com o sentido real dessa ação. De pensar: Como gostaria de ser tratado se eu precisasse de acessos facilitados?


"Tanto para dar acessibilidade quanto inclusão é preciso fazer direito. Não resolve coisas pela metade que prejudicam as pessoas e as fazem sentir incapazes. O mundo precisa se adequar à essa realidade e me pergunto o porquê ainda é tão pobre de atitudes. E sempre é preciso ser avaliado essas adequações, cobrado e ajustado. Não adianta fazer e deixar ali parado. Deve haver uma mobilização de quem se propôs a fazer em questionar se está tudo saindo da melhor maneira à quem necessita desse amparo. Falando mais claramente: Se colocar no lugar do outro e perceber suas reais dificuldades" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário