30 de agosto de 2014

Auto Estima

Todo ser humano necessita de ênfase nas suas qualidades. E não nos defeitos.
Os efeitos da negatividade em relação à aparência das pessoas além de gerar desconforto físico, gera o incomodo emocional enorme.

Destaco aqui a importância de frisar em Pessoas Especiais as suas qualidades. Infelizmente a nossa sociedade prioriza a aparência física e seja a ser cruel com quem não está "adequado" aos padrões. Vemos isso na mídia, nos jornais, nas revistas. Vemos isso na vida!

Todas as pessoas precisam da auto estima. Ela é o passaporte para todas as outras coisas que possa fazer em sua vida. Uma pessoa com problemas com ela dificilmente consegue avançar nas outras áreas da vida. É como se sentir rejeitado, no fundo do poço, sem serventia, sem valor e nas piores definições: Se sente um lixo!

As pessoas tem por hábito apontar os defeitos uns dos outros. E não precisamos fazer isso com nossos filhos. Afinal, eles são o que são porque nós que fizemos não é mesmo? Então pra quê ficar colocando defeito no filho? Acho isso péssimo! Enfatize as qualidades do seu filho. Porque apontar os defeitos todo mundo sabe fazer. Fale sempre dos seus pontos fortes, das suas qualidades, do seu caráter, do seu jeito lindo de ser.

Sempre fui orientada a fazer isso com a minha filha. Não como uma recompensa por "lhe faltar algo" mas sim como um estímulo para ela vencer. Nem precisaria desse conselho porque por instinto sempre enfatizei suas qualidades. E isso deu um resultado maravilhoso pois uma pessoa confiante e acreditando em si mesmo tem a oportunidade de crescer, de melhorar, de superar. E hoje, e desde sempre aliás, ela é uma pessoa vaidosa, que gosta de se sentir bonita e que passou a prestar atenção em tudo que eu fazia como uma necessidade básica, e inclusive me cobrando caso eu esqueça. Por exemplo: Passar sempre um hidratante após o banho, um perfume, um creme de pentear no cabelo. Ela sempre foi tendo isso como algo que a deixava cheirosa, limpa e cuidada. Pra ela isso é indispensável. Isso reforça seu bem-estar então é como escovar os dentes, uma necessidade diária de afeto de mim para com ela, e para ela mesma.

Eu percebendo as coisas que ela gosta, fui respeitando e respeito sempre. Isso a tornou uma pessoa confiante, que nem percebe suas limitações, que se sente bem, amada, querida, respeitada e com sua personalidade própria. Com esses reforços de : Como você é linda, inteligente ou : Você consegue, ou conseguiu! É uma ênfase que estimula, impulsiona diretamente.

Muitas pessoas usam as críticas do mal pra dizer que isso ajuda as pessoas. Algumas vezes analisando aqui comigo algumas críticas que recebi me serviram pra analisar aquilo e não querer mais passar por aquilo. Ao mesmo tempo, algumas críticas impregnam em nós e se alastram de forma perigosa. Até a gente perceber que a opinião do outro é do outro e que a nossa deve prevalecer pode ser um longo caminho de sofrimento, ou quem sabe por uma vida inteira.

Então, pense bem ao lançar palavras negativas ao seu filho. É claro que é preciso dizer algumas coisas, mas tenha cuidado. Quando você elogia verdadeiramente algo nele você dá uma chance maravilhosa para que ele progrida. Tem um ditado que diz que quando apontamos o dedo para alguém três ficam voltados para nós. Então é preciso avaliar-se antes de criticar alguém. Dê um espelho à quem te critica. Não deixe com que a crítica que te fazem te faça refletir o mesmo quando se olhar no espelho. Seja mais você sempre e ensine isso ao seu filho e seja isso com você mesmo para que ele tenha em você um exemplo!

Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário