8 de maio de 2014

Como devo tratar uma Pessoa com Deficiência Física?

Há um embate muito grande das pessoas que é:
- Como devo tratar uma Pessoa com Deficiência Física?
E eu lhe pergunto:
- Como você gostaria de ser tratado(a) se fosse essa Pessoa?

Sei que ainda é difícil lidar com o desconhecido. Que por mais que hoje em dia seja comum ver essas pessoas na rua, na sociedade, ainda há um mito, um mistério pairando na cabeça. Que há uma falta de conhecimento, e certa ignorância de outras. Mas não dá pra analisar todas igualmente, pois não se sabe, não conhece seus hábitos, suas dificuldades reais, suas virtudes.


Mas não é difícil  quando olha com amor e respeito. Muitos ainda tem aquele olhar de piedade. Que quando se dirige á criança, faz um elogio que entendemos muito bem o que querem dizer: - Coitadinho! (a). Acho que qualquer pessoa precisa de respeito. Independente do que passe. Acho que é uma recíproca. 


Às vezes uma aproximação é difícil mesmo. Mas um passo importante, bacana é a aproximação com a mãe (se ela permitir). Se informar, perguntar, conversar, trocarem ideias. É verdade que algumas mães se fecham. Se isso não for possível que o amor e o respeito ao próximo prevaleça. Se não for possível ajudar, que não fale algo que possa magoar. Porque acima de qualquer coisa as pessoas tem sentimentos.

Adriana Silva (17/06/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário